quarta-feira, 9 de junho de 2010

Crônicas Livres

A Pátria de Chuteiras - Nelson Rodrigues.


"Mas uma coisa a gente trata como se fosse a Virgem de Lurdes: a Seleção. E eu acho isso absolutamente positivamente do caralho. Não consigo entender porque sujeitos como Sérgio Noronha e o Galvão Bueno (dois exemplos que me ocorrem) sempre repetem a ladainha “tem que parar com essa história de que a seleção é a Pátria de Chuteiras” (reparem que a frase só sai daquelas cabeças coroadas nas derrotas, visto que saem do sério e quase lambem a bandeira - Galvão especialmente - quando os canarinhos ganham, permitindo a eles repetir o bordão preferido: “esse é o futebol brasileiro!").
Não sei porque, mas a frase “O Brasil é a Pátria em chuteiras” é muito impopular entre os cronistas esportivos. Deve ser porque foi cunhada por um gênio e a maior parte dos colunistas do setor são débeis mentais. Parodiando outra frase: a crônica esportiva está para a crônica assim como o espírito esportivo está para o espírito.
(...)Somos a pátria de chuteiras, sim. A minha é tamanho 40, e tenho representado com garbo o país nos campos de pelada - e tenho os arranhões para provar. "

Nenhum comentário:

Leitores Online

  ©Template by Dicas Blogger.